As implicações do endomarketing na gestão de pessoas e cultura organizacional

uma visão de gestores de uma startup itabirana

Autores

  • João Vitor Dias Silva
  • Kevin Deleuze Azevedo Goulin
  • Marcelo Silva Ângelo Ferreira
  • Ângelo Garuzzi Cabral
  • Thiago de Carvalho Jacques
  • Tancredo Augusto Vieira

Palavras-chave:

Cultura organizacional, Endomarketing, Gestão de pessoas, Implicações, Startup.

Resumo

O endomarketing é uma ferramenta essencial para a motivação, senso de pertencimento, comunicação e a criação de uma cultura organizacional entre a empresa e seus colaboradores, podendo ser utilizado para alavancar os resultados dos recursos humanos e financeiros. O objeto do trabalho foi identificar quais as implicações do endomarketing na gestão de pessoas e cultura organizacional na visão de gestores de uma startup sediada em Itabira/MG. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado através de um estudo de caso. O universo compreende uma startup itabirana e seus gestores, sendo a amostra censitária, composta por todos os 17 gestores. A coleta de dados se deu via formulário online, por meios de comunicação interna da organização e whatsapp, sendo a análise realizada mediante estatística descritiva. Observou-se que para a maioria dos respondentes o endomarketing desempenha um papel crítico no que tange a criação de uma cultura organizacional forte, possibilitando gerar um aumento da satisfação, produtividade e senso de pertencimento entre os colaboradores, assim auxiliando nos objetivos da organização.

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Publicado

15.07.2024

Como Citar

Silva, J. V. D., Goulin, K. D. A., Ferreira, M. S. Ângelo, Cabral, Ângelo G., Jacques, T. de C., & Vieira, T. A. (2024). As implicações do endomarketing na gestão de pessoas e cultura organizacional: uma visão de gestores de uma startup itabirana. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 14(1). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/499

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