O trabalho remoto no contexto da Covid-19 e a influência na qualidade de vida do trabalho docente
Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho, Ensino Remoto, Covid-19, Trabalho docenteResumo
O trabalho docente foi impactado por diversas evoluções ao longo da história, seguindo a tendência das mudanças causadas na relação do homem e trabalho. Porém teve um salto expressivo com o advento do trabalho remoto. Esta pesquisa tem como objetivo identificar os possíveis impactos causados pelo trabalho remoto na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar dos docentes durante a pandemia. Para chegar ao resultado foi utilizada uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa descritiva de caráter bibliográfico, realizada a partir de 10 artigos divulgados na biblioteca eletrônica SPELL, CNPq, google acadêmico e SCIELO sobre o tema no período entre 2020 e 2022, tendo a sua análise de dados realizada por meio da análise de conteúdo no tratamento dos dados secundários coletados. Como resultado obtido foi constatado que houveram impactos tanto positivos quanto negativos na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) docente, bem como no seu bem-estar com a adoção do ensino remoto. Como impactos positivos, destacam-se a não necessidade de deslocamento, autonomia de trabalho, proximidade da família e autoconhecimento. Como negativos destacam-se o aumento da carga horária, o não pagamento do abono das horas extras realizadas, dificuldade na adaptação, distanciamento social, dissociar tempo de trabalho e lazer, desvalorização profissional.