A educação financeira na vida dos estudantes de administração de empresas
um estudo em uma instituição de ensino superior
Palavras-chave:
desenvolvimento pessoal, administração financeira, ferramentas financeiras, equilíbrio financeiroResumo
Estar educado financeiramente é um ponto chave para o desenvolvimento pessoal, as tomadas de decisões com esse embasamento educacional são realizadas com maior lucidez, fato que aproxima os cidadãos de seus objetivos pessoais. O tema se origina devido a expectativa de que os estudantes que lidam com questões financeiras possuam maior familiaridade com o controle do dinheiro, a validação desses saberes é essencial para que suas boas práticas sejam replicadas a demais áreas de conhecimento, corroborando para o progresso socioeconômico do país. O objetivo principal do trabalho é identificar a afinidade que os estudantes de Administração de Empresas de uma IES possuem com os pressupostos de administração financeira. A pesquisa teve como metodologia a abordagem quantitativa, cujo universo foi adotado por alunos matriculados no curso superior em Administração de uma IES, esses que responderam um questionário disponibilizado pelos pesquisadores através de mídias digitais. O instrumento disposto para a coleta de dados do trabalho foi o questionário, aplicado via a plataforma Google Formulários e que contou com 42 respondentes. Após a análise dos resultados, concluiu-se que, os participantes da pesquisa apresentam engajamento com o tema, é nítida a afinidade com os pressupostos de administração financeira apresentados ao longo da pesquisa, seja na ciência dos entrevistados sobre ferramentas financeiras, noção da importância em reservar valores e controle do dinheiro como um todo. Ademais, é visualizado o valor atribuído pelos respondentes ao equilíbrio financeiro, pois, mesmo que ocorra de forma gradativa, trata-se de um caminho que os aproximam da realização pessoal.