Marketing de relacionamento no setor de telefonia móvel

um estudo sobre a fidelização e retenção de clientes

Autores

  • Aléssia Rafaella Nunes Rabelo
  • Victor Augusto Vieira Santos
  • Marcelo Silva Ângelo Ferreira
  • Miriam Barros Assis Duarte
  • Arnaldo de Ávila Quintão
  • Rogério de Castro Ângelo
  • Mariana Pessoa Mascarenhas

Palavras-chave:

telefonia móvel, fidelização dos clientes, 4P’s do marketing

Resumo

O uso de telefones móveis é algo inerente a existência humana na sociedade contemporânea e tem subido exponencialmente com o uso adequado de estratégias de marketing para divulgação dos serviços e fidelização dos clientes. O presente trabalho teve como objetivo identificar quais as práticas de marketing de relacionamento utilizadas por uma empresa de telefonia móvel são capazes de reter e fidelizar clientes. Com uma metodologia quantitativa descritiva, no método Survey, com um questionário eletrônico elaborado na plataforma Google Formulários. O formulário foi compartilhado com os respondentes que voluntariamente participaram da pesquisa, por 38 dias, com um total de 203 respondentes. Durante a pesquisa foram analisados o perfil do respondente, os 4P’s do marketing e as práticas de relacionamento, retenção e fidelização. Os resultados condizem com o referencial teórico ao afirmarem que a aplicação de boas práticas de relacionamento são fatores relevantes para a fidelização dos clientes. Sendo assim as práticas de relacionamento estabelecidas pelas companhias telefônicas possuem um papel significativo na retenção e fidelização dos clientes.

Downloads

Publicado

13.07.2023

Como Citar

Rabelo, A. R. N., Santos, V. A. V., Ferreira, M. S. Ângelo, Duarte, M. B. A., Quintão, A. de Ávila, Ângelo, R. de C., & Mascarenhas, M. P. (2023). Marketing de relacionamento no setor de telefonia móvel: um estudo sobre a fidelização e retenção de clientes. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 13(1). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/372

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>