As implicações do endomarketing na gestão de pessoas e cultura organizacional
uma visão de gestores de uma startup itabirana
Palavras-chave:
Cultura organizacional, Endomarketing, Gestão de pessoas, Implicações, Startup.Resumo
O endomarketing é uma ferramenta essencial para a motivação, senso de pertencimento, comunicação e a criação de uma cultura organizacional entre a empresa e seus colaboradores, podendo ser utilizado para alavancar os resultados dos recursos humanos e financeiros. O objeto do trabalho foi identificar quais as implicações do endomarketing na gestão de pessoas e cultura organizacional na visão de gestores de uma startup sediada em Itabira/MG. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado através de um estudo de caso. O universo compreende uma startup itabirana e seus gestores, sendo a amostra censitária, composta por todos os 17 gestores. A coleta de dados se deu via formulário online, por meios de comunicação interna da organização e whatsapp, sendo a análise realizada mediante estatística descritiva. Observou-se que para a maioria dos respondentes o endomarketing desempenha um papel crítico no que tange a criação de uma cultura organizacional forte, possibilitando gerar um aumento da satisfação, produtividade e senso de pertencimento entre os colaboradores, assim auxiliando nos objetivos da organização.