O Discurso Parental e a Sintomatização na Psicanálise de Criança

Autores

  • Lílian Menezes de Almeida Faculdade Minas Gerais
  • Glauce Edwiges Mata da Silva Faculdade Minas Gerais
  • Daniela de Castro Brito Landim Pinheiro Faculdade Minas Gerais
  • Mary Grazielle Rodrigues Cruz Faculdade Minas Gerais
  • Juliana Alves Belo Faculdade Minas Gerais

Palavras-chave:

Discurso parentaL, Psicanálise com crianças, Sintomatização

Resumo

Diante da diversidade que a prática clínica nos apresenta, somos freqüentemente convidados a refletir sobre o lugar dos pais na clínica psicanalítica com crianças, bem como sobre a ligação entre o sintoma apresentado pela criança e o discurso parental. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o sintoma da criança em interstício ao discurso dos pais. Bem como, apresentar reflexões sobre a relação existente entre o sintoma da criança e o lugar ocupado por ela na estrutura do desejo parental. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de revisão bibliográfica, com base na psicanálise. Discorremos inicialmente sobre a técnica da psicanálise infantil, em seguida apresentamos reflexões sobre o lugar dos pais na análise de crianças e refletimos sobre o discurso parental e a sintomatização da criança. Cabe ressaltar que o funcionamento do processo analítico infantil se dá de maneira particular, de modo que as demandas que são exteriores à criança devam ser levadas em consideração, incluindo os pais no transcorrer do processo de tratamento, porém, sem jamais desconsiderar a criança.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Menezes de Almeida, L., Edwiges Mata da Silva, G., de Castro Brito Landim Pinheiro, D., Grazielle Rodrigues Cruz, M., & Alves Belo, J. (2023). O Discurso Parental e a Sintomatização na Psicanálise de Criança. Intrépido: Iniciação Científica, 2(2). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/intrepido/article/view/509

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