Interatividade, Tutoria e a Construção da Autonomia do Aluno

Autores

  • Lílian Menezes de Almeida Faculdade Minas Gerais
  • Juliana Alves Belo Faculdade Minas Gerais

Palavras-chave:

Interatividade, Tutoria, Autonomia do Aluno, Educação a Distância

Resumo

O artigo explora a inter-relação entre interatividade, tutoria e a construção da autonomia do aluno no contexto da educação a distância. A autora discute como o desenvolvimento da autonomia depende de uma ação conjunta entre o aluno e os docentes, destacando a importância do papel do tutor como mediador pedagógico. O tutor não apenas orienta o aluno, mas também estimula a pesquisa, o esforço e a tomada de decisões, promovendo a autonomia do aluno em suas ações. A interatividade é vista como uma ferramenta essencial para o crescimento pessoal e coletivo, permitindo que o aluno construa novos saberes e reescreva sua própria história através da liberdade de escolhas.

Biografia do Autor

Lílian Menezes de Almeida, Faculdade Minas Gerais

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Servidora Pública do município de Contagem desde 2005. Especialista em Saúde da Família e em Micropolíticas do Trabalho e da Gestão em Saúde. Com experiência de mais de 13 anos em gestão de serviços públicos em saúde e mais de 4 anos de experiência em gestão na Educação.

Juliana Alves Belo, Faculdade Minas Gerais

Psicóloga e sexóloga clínica. Terapeuta sexual e de casal. Educadora e palestrante em sexualidade. Bacharel em Direito. Especialista em Psicanálise (FUMEC), Psicodrama (FMBH) , Vigilância epidemiológica em DANT (ESP-MG) e Ciências Criminais (PUC Minas). Possui mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (UGF).

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Menezes de Almeida, L., & Alves Belo, J. (2023). Interatividade, Tutoria e a Construção da Autonomia do Aluno. Intrépido: Iniciação Científica, 2(2). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/intrepido/article/view/512

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)