Interatividade, tutoria e as relações Interpessoais no ambiente de aprendizagem

Autores

  • Lílian Menezes de Almeida Faculdade Minas Gerais
  • Juliana Alves Belo Faculdade Minas Gerais

Palavras-chave:

Interatividade, Tutoria, Relações Interpessoais, Educação a Distância, Ambientes Virtuais

Resumo

O artigo explora os principais componentes da educação a distância, com
ênfase na interatividade, tutoria e nas relações interpessoais dentro dos ambientes
virtuais de aprendizagem. A autora discute como as tecnologias digitais possibilitam a
criação de espaços de interação e construção de conhecimento. Além disso, destaca o
papel crucial do tutor, que deve promover a interatividade e as relações afetivas para
garantir um aprendizado significativo. O artigo também aborda as dificuldades em
estabelecer vínculos afetivos em ambientes virtuais e sugere estratégias para fomentar
essas conexões, essencial para o sucesso do processo educacional.

Biografia do Autor

Lílian Menezes de Almeida, Faculdade Minas Gerais

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Servidora Pública
do município de Contagem desde 2005. Especialista em Saúde da Família e em Micropolíticas do Trabalho
e da Gestão em Saúde. Com experiência de mais de 13 anos em gestão de serviços públicos em saúde e
mais de 4 anos de experiência em gestão na Educação

Juliana Alves Belo, Faculdade Minas Gerais

Psicóloga e sexóloga clínica. Terapeuta sexual e de casal. Educadora e palestrante em sexualidade.
Bacharel em Direito. Especialista em Psicanálise (FUMEC), Psicodrama (FMBH) , Vigilância epidemiológica
em DANT (ESP-MG) e Ciências Criminais (PUC Minas). Possui mestrado em Sexologia pela Universidade
Gama Filho (UGF).

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Menezes de Almeida, L., & Alves Belo, J. (2023). Interatividade, tutoria e as relações Interpessoais no ambiente de aprendizagem. Intrépido: Iniciação Científica, 2(2). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/intrepido/article/view/511

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)