Comércio eletrônico
um estudo sobre seus motivadores de consumo on-line, na modalidade B2C durante a pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
comércio eletrônico; e-commerce; pandemia; Covid-19.Resumo
O e-commerce atualmente é amplamente reconhecido como uma parte essencial do cenário comercial. É uma modalidade bastante utilizada e que se destacou ainda mais devido a pandemia da Covid-19. O presente trabalho tem como objetivo identificar os motivadores do consumo on-line, via e-commerce na modalidade B2C, durante a pandemia da Covid-19. A metodologia utilizada foi do tipo descritiva, a abordagem quantitativa, por meio do método de pesquisa escolhido para desenvolvimento desse trabalho o levantamento de dados ou Survey e o universo da pesquisa foi composto por consumidores do comércio eletrônico. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a aplicação de questionário via formulário do google. A pesquisa foi aplicada a 595 pessoas, alcançadas por meio de mídias sociais diversas. Como resultado identificou-se comodidade, variedade de produtos, fornecedores, e praticidade como vantagens de se utilizar o e-commerce. De acordo com os resultados, foi possível observar que os respondentes já utilizavam o comércio eletrônico antes da pandemia do Covid 19, mas que a aprimoramento nas plataformas de compra, logística, custo e aumento na variedade de produtos e fornecedores se tornou um motivador de compra.