Análise do processo de compras organizacionais
estudo de caso em uma empresa de manutenção eletromecânica industrial
Palavras-chave:
processo de compras, requisição de compras, cotações, determinação de preços, diligenciamento em comprasResumo
Num mercado altamente competitivo com avanços cada vez mais constantes em várias áreas, as empresas são forçadas a buscar meios de se manterem ativas, sem deixar de atender as expectativas de clientes cada vez mais exigentes. Uma das estratégias que se pode citar é uma boa gestão em compras, buscando equilibrar redução de custos com a qualidade do produto ou serviço final. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é descrever como é realizado o processo de compras em uma empresa de manutenção eletromecânica industrial apresentando suas 8 etapas conforme a literatura, sendo elas: recepção e análise de requisições de compras; seleção de fornecedores; análise de cotações; determinação de preço; emissão de pedido de compra; diligenciamento de compras; recepção e aceite de mercadorias e aprovação de fatura para pagamento. Como metodologia foi utilizada pesquisa descritiva, abordagem qualitativa, a coleta de dados foi feita por meio de observação e roteiro, e a análise de dados foi feita por meio de análise de conteúdo. Após o levantamento de como é estruturado o processo de compras na empresa, concluiu-se que a área de compras é estruturada em oito etapas conforme apresentado pela literatura, sendo elas: recepção e análise de requisições de compra, seleção de fornecedores, análise de cotações, determinação de preço, emissão de pedido de compra, diligenciamento de compras, recepção e aceite de mercadorias e aprovação de fatura para pagamento, porém os documentos de orientação não detalham todas as etapas do ciclo de compras, e o desempenho das funções é baseado na experiência adquirida com o tempo de trabalho e repetição dos processos.