Marketing de relacionamento no setor de telefonia móvel

um estudo sobre a fidelização e retenção de clientes

Autores

  • Aléssia Rafaella Nunes Rabelo
  • Victor Augusto Vieira Santos
  • Marcelo Silva Ângelo Ferreira
  • Miriam Barros Assis Duarte
  • Arnaldo de Ávila Quintão
  • Rogério de Castro Ângelo
  • Mariana Pessoa Mascarenhas

Palavras-chave:

telefonia móvel, fidelização dos clientes, 4P’s do marketing

Resumo

O uso de telefones móveis é algo inerente a existência humana na sociedade contemporânea e tem subido exponencialmente com o uso adequado de estratégias de marketing para divulgação dos serviços e fidelização dos clientes. O presente trabalho teve como objetivo identificar quais as práticas de marketing de relacionamento utilizadas por uma empresa de telefonia móvel são capazes de reter e fidelizar clientes. Com uma metodologia quantitativa descritiva, no método Survey, com um questionário eletrônico elaborado na plataforma Google Formulários. O formulário foi compartilhado com os respondentes que voluntariamente participaram da pesquisa, por 38 dias, com um total de 203 respondentes. Durante a pesquisa foram analisados o perfil do respondente, os 4P’s do marketing e as práticas de relacionamento, retenção e fidelização. Os resultados condizem com o referencial teórico ao afirmarem que a aplicação de boas práticas de relacionamento são fatores relevantes para a fidelização dos clientes. Sendo assim as práticas de relacionamento estabelecidas pelas companhias telefônicas possuem um papel significativo na retenção e fidelização dos clientes.

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Publicado

13.07.2023

Como Citar

Rabelo, A. R. N., Santos, V. A. V., Ferreira, M. S. Ângelo, Duarte, M. B. A., Quintão, A. de Ávila, Ângelo, R. de C., & Mascarenhas, M. P. (2023). Marketing de relacionamento no setor de telefonia móvel: um estudo sobre a fidelização e retenção de clientes. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 13(1). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/372

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