Meca

uma estratégia de ensino e de aprendizagem baseada no uso de modelos, analogias e metáforas na construção de saberes significativos

Autores

  • Eliane Geralda Silva Fonseca

Palavras-chave:

Modelos, analogias, metáforas, estratégia de ensino

Resumo

O papel dos modelos, analogias e Metáforas no ensino têm sido extensivamente pesquisado na Educação. O principal propósito desses recursos didáticos como uma estratégia de ensino é que tal procedimento poderá facilitar o entendimento do fenômeno abstrato a partir da referência concreta. O uso de tal recurso no entendimento desenvolvido do fenômeno não é restrito à Ciência da Educação. Dreistadt (1968) cataloga o papel central dos modelos, analogias e metáforas na história das ideias científicas, incluindo os trabalhos de Einstein, Darwin, Borh, Mendellev e Kekule; o que não gera nenhuma surpresa, desde que a explicação do abstrato esteja correlacionada a uma experiência vivida, a fim de interpretar crescentemente as ideias mais sofisticadas.

Downloads

Publicado

20.12.2010

Como Citar

Fonseca, E. G. S. . (2010). Meca: uma estratégia de ensino e de aprendizagem baseada no uso de modelos, analogias e metáforas na construção de saberes significativos. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 1(1), 45–54. Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/5