Noções de direito do consumidor nas escolas

Autores

  • Helberte de Souza Matos
  • Carlos Henrique Passos Mairink
  • Bernardo Henrique Maciel Fiorini

Palavras-chave:

Direito do consumidor, Ensino jurídico, Educação básica, Formação dos indivíduos

Resumo

 

O presente artigo dedica-se à análise da importância do direito ainda na educação básica, como mecanismo para efetivação do acesso à justiça e prevenção de conflitos sociais. A pesquisa foi realizada pelo método indutivo, mediante o estudo de bibliografia afeta ao tema, de diversos autores. No estudo foi verificada a situação do direito do consumidor no Brasil, a interseção existente entre o ensino do direito e formação dos alunos na educação básica, bem como a necessidade de acesso da população, ainda nos anos finais à chegada da fase adulta, como forma de prevenção de conflitos e instrução da população acerca dos direitos afetos às relações de consumo. O estudo do direito do consumidor pelos estudantes da educação básica pode se revelar um importante mecanismo de acesso à justiça e prevenção de conflitos consumeristas, é o que pretende demonstrar este estudo.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Matos, H. de S. ., Mairink, C. H. P., & Fiorini, B. H. M. (2022). Noções de direito do consumidor nas escolas. LIBERTAS DIREITO, 3(2). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/direito/article/view/318

Edição

Seção

Artigos