Sobre a Revista
Apresentação
A LIBERTAS DIREITO, nasceu da necessidade de segmentação e, principalmente, da especialização dos assuntos levados ao debate acadêmicos e publicados, por meio de sua “mater”, qual seja: LIBERTAS: Revista de Ciências Sociais Aplicadas.
Acompanhando o crescimento e a evolução institucional, no ano de 2020, justamente 10 anos após a primeira publicação, que se tornaram periódicas, e semestrais, chega o momento de fragmentação institucional, sendo imperioso a cisão, mesmo que para alguns, esse ato, transmute-se num saudosismo. Pois, mesmo de que de extrema qualidade, a “mater” tornou-se, aos olhos da comunidade acadêmica da Famig aquém das pretensões do curso de Direito.
A LIBERTAS DIREITO (ISSN 2764-7595) terá publicação de periodicidade semestral mantida pela Faculdade Minas Gerais (Famig), ao inaugurar uma ruptura com sua “mater”, abre um espaço, especializado, de discussão de temas atuais, com a qualidade que é peculiar do selo “LIBERTAS” da Famig, cujo escopo é, e sempre será, de fomentar a produção científica, proporcionando, assim, uma sólida formação de toda a comunidade acadêmica da Famig. Trata-se de um espaço, acadêmico, pautado na qualidade e na cientificidade, que conta como o auxílio do público interno e do público externo, todo voltado para que os leitores tenham acesso aos mais diversos pensamentos no âmbito de sua linha editorial.
Continuando com a vocação de sua “mater”, a LIBERTAS DIREITO é, também, uma respeitável voz de Minas ao ecoar nos horizontes uma produção científica de qualidade, que desperta o interesse dos seus interlocutores. A LIBERTAS DIREITO oferece a toda sociedade acadêmica, interna e externa, a oportunidade de expor a produção intelectual, específica do Direito, ao debate.
Publicada a partir de 2020, a LIBERTAS DIREITO, torna-se um periódico eletrônico de acesso aberto. A Equipe Editorial da LIBERTAS DIREITO mantém o compromisso constante de melhorar a qualidade das publicações científicas do periódico e divulgar a produção científica para dar visibilidade à mesma. Para submeter um artigo para avaliação, acesse as normas para submissão.
Acesse a edição atual e as edições anteriores da revista. Boa leitura!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Foco e escopo
A revista LIBERTAS DIREITO é uma publicação semestral de trabalhos originais e inéditos, relacionados ao direito e, que apresentem revisão de literatura, relato de caso, resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades da área jurídica em ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Processo de Avaliação pelos Pares
- Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação pelos pares cega.
- Os originais serão encaminhados aos avaliadores, todos com o grau mínimo de Doutor ou reconhecido notório saber, no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Conselho Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de artigos obedecerá a ordem de aceitação, caso não tenha sido definida uma ordem pelo Editor responsável pelo número.
- Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros. Nesse caso, serão sujeitos à mesma avaliação de trabalhos inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista em que seu texto tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.
- Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.
- Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação.
- Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português, espanhol, ou inglês.
- Todos os trabalhos terão seus títulos, resumos e palavras-chave traduzidos em português, espanhol, ou inglês.
- A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As versões dos originais estarão disponíveis no sistema nas etapas do processo editorial.
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista LIBERTAS DIREITO. A sua reprodução deve conter as referências devidas.
- Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.
- As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Periodicidade
A revista LIBERTAS DIREITO é uma publicação semestral, produzindo duas edições por ano, agrupadas em volumes.
Normalmente, o primeiro número é publicado no período de janeiro a julho. O segundo, de agosto a dezembro.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Licença de conteúdo
Todo o conteúdo desta revista está licenciado com uma Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.