Gestão do conhecimento para melhoria da segurança em um laboratório químico de ensino
Palavras-chave:
ensino superior, conhecimento tácito, conhecimento explícitoResumo
As Instituições de Ensino Superior- IES particulares, têm um papel importante na vida de seus discentes, pois além de oferecerem cursos que os qualificam para as exigências do mercado de trabalho, agregam conhecimento ao conhecimento técnico adquirido por eles ao longo de sua carreira profissional. Este conhecimento técnico é adquirido pelos discentes através da convivência diária em situações adversas, que exigem dedicação e habilidade para encontrar a solução de problemas em seu ambiente de trabalho, criando ferramentas essenciais para otimizar o fluxo de tarefas a serem executadas e implementando melhorias nos processos já existentes. Sendo assim, foi criado um grupo multifuncional, composto por alunos que atuam em áreas diferentes, responsáveis por realizar um levantamento das falhas de segurança existentes do laboratório de Química da IES, através de inspeções minuciosas e da proposição de soluções para sanar o problema, baseado na legislação vigente. Após a identificação das falhas, foram criados critérios para priorização das ações a serem executadas. O levantamento demonstrou que os discentes possuem potencial para elaborar projetos, voltados a atender a demanda da IES e que há possibilidade de outros estudos futuros serem desenvolvidos.