Análise do volume médio diário anual do tráfego (VMDAT) como parâmetro do dimensionamento do pavimento da rodovia MG-424
Keywords:
Desenvolvimento, Tráfego, Capacidade, Análise do tráfego, Pesquisa de campoAbstract
ANALYSIS OF THE AVERAGE DAILY TRAFFIC VOLUME (VMDAT) AS A PARAMETER IN THE DIMENSIONING OF THE MG-424 ROAD PAVEMENTDouglas de Brito Alves(FEAMIG)<douglasbrittobr@gmail.com>Altamiro Alves de Sousa(FEAMIG)<altamiro_sousa@oi.com.br>Daniel Vasconcellos de Souza(FEAMIG)<bradan.souza@gmail.com>Luana Teixeira Pessoa (FEAMIG)<luanateixeirapessoa@gmail.com>Fernando César Zanette (FEAMIG)<fernando.zanette@feamig.br>RESUMOO Brasil passou por um grande crescimento econômico entre 2008 e 2013,o querefletiu no desenvolvimento do vetor norte de Belo Horizonte/MG.Esse avanço proporcionou um considerável aumento no tráfego de cargada rodovia MG-424. Como o projeto de aumento de capacidade do trecho entre Matozinhos e Prudente de Morais é de 2008 e há uma iminência do início das obras, este trabalho tem por objetivo realizar uma análise do tráfegoe comparar com o projeto já existente. Para isso, foi necessária uma pesquisa de campo no trecho do estudo para coletar os dados necessários. Dessa forma, conclui-se que o aumento da frota e o crescimento econômico no Brasil influenciou diretamente no aumento do tráfego no trecho do estudo e por isso, o projeto deverá ser atualizado ou deverá passar por constantes manutenções.Palavras-chave:desenvolvimento; tráfego; capacidade; análise do tráfego; pesquisa decampo._____________________________________ABSTRACTBrazil underwent a great economic growth between 2008 and 2013, which reflected in the development of the north vector of Belo Horizonte / MG. This advance provided a considerable increase in freighttraffic on the MG-424 highway. As the project to increase capacity of the stretch between Matozinhos and Prudente de Morais is 2008 and there is an imminence of the beginning of the works, this work aims to perform a traffic analysis and compare with the existing project. For this, a field survey was necessary in the study section to collect the necessary data. Thus, it is concluded that the increase of the fleet and economic growth in Brazil directly influenced the increase of traffic in the study stretchand therefore, the project must be updated or it must undergo constant main