Análise do desempenho de uma estação de tratamento de esgotos doméstico (ETE) de uma empresa do setor químico localizada na bacia do Ribeirão da Mata, município de Vespasiano (MG)

Authors

  • Elaine Elizabeth Alves
  • Patrícia Righi da Silva
  • Tarcísio José Fonseca
  • Paulo Henrique Campos Prado

Keywords:

poluição ambiental, efluente, DBO

Abstract

As Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) são importantes para tratar águas residuais objetivando melhorar a qualidade do efluente final. Esse trabalho avaliou o desempenho de uma ETE na redução da DBO no efluente doméstico de uma indústria do setor químico. As análises de eficiência e DBO de saída (DBOs) ficaram em conformidade com a legislação ambiental vigente. A técnica de regressão linear múltipla por etapas (stepwise), através do software Minitab, foi utilizada para identificar as variáveis do processo preditoras do valor de DBOs, as variáveis - sólidos solúveis totais - da etapa de entrada e sólidos sedimentáveis, NO2 e alquilbenzenossulfato da etapa intermediária explicaram 84,41% o valor de DBOs. Percebeu-se que o NO2 e o ABS influenciaram positivamente o valor da DBOs. O teor de sólidos se mostrou inversamente proporcional a variável resposta.

Published

2011-04-01

How to Cite

Alves, E. E., Silva, P. R. da, Fonseca, T. J., & Prado, P. H. C. (2011). Análise do desempenho de uma estação de tratamento de esgotos doméstico (ETE) de uma empresa do setor químico localizada na bacia do Ribeirão da Mata, município de Vespasiano (MG). PARAMÉTRICA, 2(3). Retrieved from https://periodicos.famig.edu.br/index.php/parametrica/article/view/195