Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

O estilo dos Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos, conhecido como Estilo de Vancouver, foi elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE (http://www.icmje.org) e baseia-se, em grande parte, no padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM).

Estes dados foram retirados e adaptados, em sua maioria, do documento original que pode ser acessado através do endereço: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.

O artigo submetido deve ser original e inédito e não está sendo avaliado para publicação por outra revista, ser redigidos em português contendo título, resumo e palavras-chave em português e inglês nas seguintes categorias:

  • Original: estudos controlados e aleatorizados, estudos observacionais, bem como pesquisa básica com animais de experimentação. Os artigos originais deverão conter, obrigatoriamente: Introdução, Material e Método, Resultados, Discussão, Conclusão.
  • Revisão: a revisão narrativa apresenta caráter descritivo-discursivo. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva.
  • Relato de Caso: descrição de doenças raras ou nunca descritas, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O manuscrito deve conter: Introdução (que situe o leitor em relação à importância do assunto), objetivos da apresentação do(s) caso(s) em questão; relato do caso propriamente dito e Discussão, na qual são abordados os aspectos relevantes e comparados à literatura.
  • Especial: artigos sobre temas atuais não classificáveis nas categorias anteriormente descritas, os quais o Conselho Editorial julgue de especial relevância para a especialidade e/ou comunidade odontológica. Sua revisão admite critérios próprios, não havendo limite de extensão ou restrições quanto ao número de referências.

PESQUISA ENVOLVENDO SERES VIVOS

As pesquisas que envolverem estudos com seres humanos e animais deverão estar de acordo com:

  • Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde devendo ter o consentimento por escrito do paciente e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)[1]. A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve ser enviada. A ausência deste documento implicará na devolução do trabalho.
  • Lei nº 11.794/08, que regulamenta o inciso VII do §1° do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências.

Importante: Nos experimentos com animais devem ser seguidos os guias da Instituição dos Conselhos Nacionais de Pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório.

CONFLITO DE INTERESSE

Devem ser declarados potenciais conflitos de interesse e fontes de financiamento.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

No anexo A consta o exemplo de declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais

APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.

O texto deverá ser digitado em fonte Arial tamanho 12, com espaço 1,5 entrelinhas. A folha deve ser de tamanho A4, com formatação de margens superior e esquerda (3,0 cm), inferior e direita (2,0 cm). Todas as páginas devem ser numeradas a partir da página de identificação. O texto não deve ultrapassar 3.500 palavras incluindo as referências.

TEMPLATE  - Disponível para o download 

DISPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO TEXTO

Os elementos constituintes do texto devem ser dispostos segundo a sequência apresentada abaixo:

PÁGINA DE IDENTIFICAÇÃO COM TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS CHAVE

Título: título completo em português e inglês, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa e concisa, o conteúdo geral do artigo.

Nome dos autores:

  • Nome de todos os autores por extenso, indicando o Departamento e/ou Instituição a que pertencem;
  • Todos os dados da afiliação devem ser apresentados por extenso, sem nenhuma abreviação;
  • Endereço completo, telefone e e-mail do autor correspondente;

O número de autores de cada manuscrito fica limitado a 6 (seis). A inclusão de mais autores deve ser justificada.

Resumo e abstract: todos os artigos submetidos deverão ter resumo no idioma português e inglês, com um mínimo de 150 palavras e máximo 250 palavras. Para os artigos originais, os resumos devem ser estruturados destacando-se objetivos, material e método, resultados e conclusões. Para as demais categorias, o formato dos resumos deve ser narrativo, mas com as mesmas informações. O resumo não deve conter citações e abreviaturas.

Palavras-chave e Keywords (termos de indexação): correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo. Destacar no mínimo três e no máximo seis termos de indexação em ordem alfabética, utilizando os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) da Bireme.

CORPO DO MANUSCRITO

Introdução: deve definir o problema estudado e relevância. Deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema. Ao final da mesma justificar a sua realização e o objetivo.

Material e Método: incluir os procedimentos adotados, universo e amostra; instrumentos de medida e, se aplicável, tratamento estatístico.

No caso de pesquisas clínicas, informar que a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde e fornecer o número do parecer de aprovação.

Ao relatar experimentos com animais, indicar se as diretrizes de conselhos de pesquisa institucionais ou nacionais - ou se foram seguidas qualquer lei nacional relativa aos cuidados e ao uso de animais de laboratório.

Resultados: devem ser apresentados com o mínimo possível de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas e/ou material ilustrativo adequado, quando necessário. Não repetir no texto todos os dados já apresentados em ilustrações e tabelas.

Discussão: enfatizar os aspectos relevantes do estudo e comparar com os achados disponíveis na literatura. Incluir implicações para pesquisas futuras. Evidenciar o que foi alcançado com o estudo e a possível aplicação dos resultados da pesquisa; podendo sugerir outros estudos que complementem a pesquisa ou para questões surgidas no seu desenvolvimento.

Conclusão: devem ser precisas e claramente expostas, cada uma delas fundamentada nos objetos de estudo, relacionando os resultados obtidos com as hipóteses levantadas. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.

Agradecimentos: podem ser registrados agradecimentos, em no máximo três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho.

Abreviaturas e siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

Figuras: Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas etc. deverão restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e deverão se localizar o mais próximo possível do trecho onde são mencionados, fornecendo a indicação da fonte utilizada. As tabelas deverão ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular/ IBGE. Todas as figuras (fotografias, gráficos, quadros e desenhos) devem ser referidas no texto, sendo numeradas consecutivamente por algarismos arábicos e devem ser acompanhadas de legendas descritivas. Na apresentação de imagens e texto, deve-se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes. O paciente não poderá ser identificado ou reconhecível nas imagens. As figuras devem ser enviadas em anexo, em extensão TIFF ou JPEG e com uma resolução mínima de 300 dpi. O número máximo permitido será de 4 (quatro) figuras.

REFERÊNCIAS

O trabalho deve conter no máximo 30 (trinta) referências, com padrões resumidos nas ICMJE Recommendations e detalhados em NLM’s Citing Medicine.

Os títulos dos periódicos citados devem ser abreviados de acordo com o estilo usado no NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases. Sem negrito, itálico ou sublinhado.

As referências devem ser numeradas consecutivamente por ordem de entrada no texto.

Publicações e/ou documentos com até seis autores, citam-se todos; acima de seis autores, citam-se os seis primeiros seguidos da expressão "et al".

Referência a comunicação pessoal, trabalhos em andamento e submetidos à publicação não deverão constar da listagem de referências. Citar apenas as referências de relevância para o estudo.

Ao submeter o seu trabalho, você está de acordo com o Termo de Responsabilidade da LIBERTAS ODONTO.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.