A importância das estratégias de marketing de relacionamento para atrair, reter e fidelizar clientes no mercado de drogarias
Palavras-chave:
marketing de relacionamento; estratégias; drogarias; clientes; fidelização de clientesResumo
O presente artigo teve como objetivo explicar a importância das estratégias de marketing de relacionamento visando atrair, reter e fidelizar clientes em empresas do ramo de drogarias em Belo Horizonte. Por meio de uma revisão abrangente, de estudos bibliográficos e pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, foi possível explicar e compreender a importância em adotar estratégias que aprimoram e possibilitam as drogarias manter e conquistar um relacionamento com seus clientes. Após a definição dos tópicos do Referencial Teórico; realização de entrevistas estruturadas, por meio de uma amostra não probabilística intencional com três drogarias distintas, percebeu-se que as organizações estudadas adotam estratégias que estão em constante desenvolvimento. A execução desse trabalho, mostrou-se relevante ao fortalecer a importância dessas estratégias para o processo de fidelização de clientes no segmento de drogarias, fortalecendo os vínculos, possibilitando vantagens competitivas e crescimento sustentável para as empresas do setor.