Análise da qualidade de serviço e satisfação do cliente em um salão de beleza

um estudo de caso sobre as ferramentas SERVQUAL e Net Promoter Score (NPS)

Autores

  • Marcos Vinicius Barbosa de Souza
  • Raniery Duarte Figueiredo
  • Marcelo Silva Ângelo Ferreira
  • Miriam Barros Assis Duarte
  • Arnaldo de Ávila Quintão
  • Tancredo Augusto Vieira

Palavras-chave:

clientes; fidelização; qualidade percebida; salão de beleza.

Resumo

Qualidade do serviço e satisfação do cliente são primordiais para o bom desempenho de qualquer empresa no mercado, principalmente empresas que atuam no setor de prestação de serviços e desejam se destacar pelo bom atendimento. Este trabalho teve como objetivo geral identificar se a qualidade percebida nos serviços de um salão de beleza em Itabira/MG fideliza seus clientes, buscando identificar o perfil dos clientes do salão de beleza em estudo na cidade de Itabira/MG, aferir a satisfação dos usuários em relação às cinco dimensões da qualidade e identificar o índice de fidelização pelo NPS – Net Promoter Score. Trata-se de um trabalho quantitativo, de cunho descritivo, realizado por meio de uma pesquisa de campo. A amostra abrange um público de 21 pessoas que são parte dos clientes ativos nos últimos seis meses da empresa estudada, sendo uma amostra censitária, onde foi aplicado um questionário, sendo a análise realizada por análise estatística. Os resultados dos objetivos apresentam que o perfil dos clientes é o público feminino, entre 29 e 38 anos, que frequentam o salão em até um ano, recebem entre dois e três salários e têm ensino médio completo. A aferição da satisfação mostrou que o salão em questão obteve 93,25% de satisfação e uma lacuna de insatisfação de apenas 6,75% nos resultados gerais obtidos através das afirmativas do questionário. No índice de fidelidade, foram calculados 17 promotores (80,95% dos respondentes), que são clientes que estão satisfeitos e promovem a imagem da empresa e 4 neutros (19,05% dos respondentes), que são clientes que não tem uma opinião formada com relação à empresa.

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Publicado

15.07.2024

Como Citar

Souza, M. V. B. de, Figueiredo, R. D., Ferreira, M. S. Ângelo, Duarte, M. B. A., Quintão, A. de Ávila, & Vieira, T. A. (2024). Análise da qualidade de serviço e satisfação do cliente em um salão de beleza: um estudo de caso sobre as ferramentas SERVQUAL e Net Promoter Score (NPS) . LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 14(1). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/496

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