A importância das estratégias de marketing de relacionamento para atrair, reter e fidelizar clientes no mercado de drogarias

Autores

  • Ana Julia Ramos Pena
  • Camila Vasconcelos Siqueira Cianni
  • Kelli Luzia Lopes Centro Universitário Newton Paiva
  • Lílian Adélia
  • Thalita Oliveira de Miranda
  • Francisco José Salvador Paixão
  • Luiz Antônio de Carvalho Godinho

Palavras-chave:

marketing de relacionamento; estratégias; drogarias; clientes; fidelização de clientes

Resumo

O presente artigo teve como objetivo explicar a importância das estratégias de marketing de relacionamento visando atrair, reter e fidelizar clientes em empresas do ramo de drogarias em Belo Horizonte. Por meio de uma revisão abrangente, de estudos bibliográficos e pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, foi possível explicar e compreender a importância em adotar estratégias que aprimoram e possibilitam as drogarias manter e conquistar um relacionamento com seus clientes. Após a definição dos tópicos do Referencial Teórico; realização de entrevistas estruturadas, por meio de uma amostra não probabilística intencional com três drogarias distintas, percebeu-se que as organizações estudadas adotam estratégias que estão em constante desenvolvimento. A execução desse trabalho, mostrou-se relevante ao fortalecer a importância dessas estratégias para o processo de fidelização de clientes no segmento de drogarias, fortalecendo os vínculos, possibilitando vantagens competitivas e crescimento sustentável para as empresas do setor.

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Publicado

13.07.2023

Como Citar

Pena, A. J. R., Cianni, C. V. S., Lopes, K. L. ., Adélia, L., Miranda, T. O. de, Paixão, F. J. S., & Godinho, L. A. de C. (2023). A importância das estratégias de marketing de relacionamento para atrair, reter e fidelizar clientes no mercado de drogarias . LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 13(1). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/355

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