Moral e Direito

Autores

  • Célia Regina Fonseca

Palavras-chave:

Direito, Moral

Resumo

A constante busca pela relação existente entre a Moral e o Direito tem sido, desde os primórdios, uma das questões mais abordadas pelos estudiosos da filosofia do direito. A dificuldade em se visualizar um Direito livre da esfera moral, tem, muitas vezes, nos levado à falsa convicção de que todo preceito jurídico traz em sua essência, um preceito moral. Através de um paralelo traçado entre os dois termos, e do efeito de cada uma deles sobre a ação humana, busca-se uma melhor definição e diferenciação conceitual, ressaltando-se a natureza técnica do Direito, o que tende a tornar mais clara e objetiva a abrangência e característica de cada uma das esferas, que possuem, sem dúvida alguma, características particulares e diferenciadas.

Biografia do Autor

Célia Regina Fonseca

Doutoranda em Direito Penal pela UBA - Universidade Buenos Aires, na Argentina. Pós-graduada em Direito Público pela Faculdade de Direito de Ipatinga. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atuou na Advocacia nas esferas Criminal, Cível e Trabalhista, em Belo  Horizonte - Minas Gerais e em Sorocaba - São Paulo - (Escritório Imar Eduardo Rodrigues e Advogados Associados, onde prestou serviços a diversos Sindicatos, em especial ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região). Atualmente leciona matérias das áreas Penal (Penal III), Cível (Teoria Geral do Direito Privado, Civil I - Obrigações) e Hermenêutica  pela Faculdade Minas Gerais - FAMIG, em Belo Horizonte, MG. Assessora Jurídica da Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde atua na área legislativa.

Downloads

Publicado

20.12.2010

Como Citar

Fonseca, C. R. . (2010). Moral e Direito. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 1(1), 17–21. Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/3