Utilização de metodologias de ensino para fomentar o aprendizado nos cursos de engenharia

Autores

  • Rodrigo Marques da Silva Alves
  • Elaine Oliveira da Rocha
  • Gabriela Fonseca Parreira Gregório
  • Daniela Scarpa Da Silva Costa

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino., Metodologia Inovadora, Ensino baseado em problemas reais, Engemharia

Resumo

Sabe-se que no século XXI, a formação de engenheiros não é baseada apenas no modelo de ensino tradicional, ou seja, outras metodologias podem ser incluídas com o intuito de aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem, além de desenvolver competências cognitivas necessárias. Neste contexto o objetivo desse artigoé verificar de que maneira a utilização de metodologia(s) de ensino podem fomentar o ensino em áreas da engenharia, em uma instituição privada de ensino superior localizada na cidade de Belo Horizonte -MG. Para coletaros dados e as informações pertinentes ao estudo foram feitos análise documental e levantamento in loco, nos moldes de um estudo de campo, mediante a aplicação de um questionário para professores e alunos da instituição de ensino. Os resultados revelaram que as aplicações de novas metodologias de ensino-aprendizagem são bem aceitas pela maioria dos alunos e professores. Ambos entendem que a aplicação de métodos de ensino baseado em problemas reais e o uso de recursos tecnológicos podem melhoraro aprendizado, e formarprofissionais mais qualificados para solucionar problemas no mercado de trabalho. Este trabalho propõe a aplicação da metodologia de ensino inov-ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas, e atualizar e implantar novos recursostecnológicos, para que possa conduzir o aprendizado com sucesso

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Alves, R. M. da S. ., Rocha, E. O. da ., Gregório, G. F. P. ., & Costa, D. S. D. S. . (2021). Utilização de metodologias de ensino para fomentar o aprendizado nos cursos de engenharia. PARAMÉTRICA, 13(14), 2–16. Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/parametrica/article/view/263

Edição

Seção

Artigos