Utilização de metodologias de ensino para fomentar o aprendizado nos cursos de engenharia
Palavras-chave:
Metodologia de Ensino., Metodologia Inovadora, Ensino baseado em problemas reais, EngemhariaResumo
Sabe-se que no século XXI, a formação de engenheiros não é baseada apenas no modelo de ensino tradicional, ou seja, outras metodologias podem ser incluídas com o intuito de aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem, além de desenvolver competências cognitivas necessárias. Neste contexto o objetivo desse artigoé verificar de que maneira a utilização de metodologia(s) de ensino podem fomentar o ensino em áreas da engenharia, em uma instituição privada de ensino superior localizada na cidade de Belo Horizonte -MG. Para coletaros dados e as informações pertinentes ao estudo foram feitos análise documental e levantamento in loco, nos moldes de um estudo de campo, mediante a aplicação de um questionário para professores e alunos da instituição de ensino. Os resultados revelaram que as aplicações de novas metodologias de ensino-aprendizagem são bem aceitas pela maioria dos alunos e professores. Ambos entendem que a aplicação de métodos de ensino baseado em problemas reais e o uso de recursos tecnológicos podem melhoraro aprendizado, e formarprofissionais mais qualificados para solucionar problemas no mercado de trabalho. Este trabalho propõe a aplicação da metodologia de ensino inov-ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas, e atualizar e implantar novos recursostecnológicos, para que possa conduzir o aprendizado com sucesso