Gestão de perdas em uma empresa do ramo varejista
Palavras-chave:
Gestão de perdas, Gestão de estoque, Supermercados, Ferramentas da qualidade, Redução de custosResumo
O presente estudo teve por objetivo demonstrar a importância da gestão de perdas em uma empresa do ramo varejista e como as práticas, estratégias e metodologias demonstradas podem contribuir para a redução dos custos para a organização. A pesquisa é do tipo aplicada, tendo utilizado do estudo de caso como procedimento técnico e a coleta de dados envolveu a observação dos processos, análise documental e entrevistas informais com os funcionários envolvidos. Foi analisado o percentual de perdas realizado nos últimos inventários para a escolha da loja objeto do estudo, isto é, aquela que excedeu a meta estipulada pela organização em alguns setores específicos. A partir dessa observação, foi levantado o setor e os produtos que mais impactaram em seu último inventário, priorizando ações para a redução das perdas dessas mercadorias. Assim, foram mapeados os processos para possibilitar a identificação das causas que influenciaram nesse elevado índice de perdas na empresa pesquisada. Entre as principais causas encontradas estão os pedidos de mercadorias desalinhados da rotatividade do estoque, manuseios inadequados, problemas relacionados aos equipamentos de exposição e afins. Com base nesses resultados foram estipuladas propostas que viabilizaram a redução significativa da quantidade de perdas de mercadorias com o uso das ferramentas da qualidade.