A gestão da informação e inteligênia competitiva em empresas de pequeno porte do setor supermecadista mineiro

perfis gerenciais e o porte da empresária

Autores

  • Eduardo Bomfim Machado
  • Eduardo José Alves Dias
  • Fabrício Ziviani

Palavras-chave:

Administração, Inteligência competitiva, Gestão da Informação, Varejo Supermercadista, Pequenas e Médias Empresas

Resumo

As aplicações de Inteligência Competitiva e de Gestão da Informação poderiam favorecer as organizações nos mais variados setores da economia. Para as pequenas e médias empresas do setor supermercadista mineiro essa circunstância demanda uma constatação, uma vez que existem ainda esforços de capacitação empresarial quanto a esses temas por parte da Associação Mineira de Supermercados. Tem-se assim como pergunta norteadora da presente pesquisa: como empresas de pequeno e médio porte do setor supermercadista mineiro utilizam a Inteligência Competitiva E Gerenciamento da Informação? Assim, o objetivo geral dessa pesquisa está em analisar as práticas de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva relacionadas com às micro e pequenas empresas do setor supermercadista mineiro. Partiu-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva que utilizou formulários eletrônicos e análises de estatística descritiva e de correlação. Os resultados apontam que as micro e pequenas empresas desse setor apresentam mentalidade diferenciada e não relacionada com seu porte empresarial, o que faz com que as aplicações de Inteligência Competitiva e de Gestão da Informação não estejam atreladas diretamente ao porte empresarial, com utilizações distintas entre a função operacional e o alinhamento estratégico.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Machado, E. B. ., Dias, E. J. A. ., & Ziviani , F. . (2019). A gestão da informação e inteligênia competitiva em empresas de pequeno porte do setor supermecadista mineiro: perfis gerenciais e o porte da empresária. PARAMÉTRICA, 11(12), 646–659. Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/parametrica/article/view/245

Edição

Seção

Artigos