A gestão da informação e inteligênia competitiva em empresas de pequeno porte do setor supermecadista mineiro
perfis gerenciais e o porte da empresária
Palavras-chave:
Administração, Inteligência competitiva, Gestão da Informação, Varejo Supermercadista, Pequenas e Médias EmpresasResumo
As aplicações de Inteligência Competitiva e de Gestão da Informação poderiam favorecer as organizações nos mais variados setores da economia. Para as pequenas e médias empresas do setor supermercadista mineiro essa circunstância demanda uma constatação, uma vez que existem ainda esforços de capacitação empresarial quanto a esses temas por parte da Associação Mineira de Supermercados. Tem-se assim como pergunta norteadora da presente pesquisa: como empresas de pequeno e médio porte do setor supermercadista mineiro utilizam a Inteligência Competitiva E Gerenciamento da Informação? Assim, o objetivo geral dessa pesquisa está em analisar as práticas de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva relacionadas com às micro e pequenas empresas do setor supermercadista mineiro. Partiu-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva que utilizou formulários eletrônicos e análises de estatística descritiva e de correlação. Os resultados apontam que as micro e pequenas empresas desse setor apresentam mentalidade diferenciada e não relacionada com seu porte empresarial, o que faz com que as aplicações de Inteligência Competitiva e de Gestão da Informação não estejam atreladas diretamente ao porte empresarial, com utilizações distintas entre a função operacional e o alinhamento estratégico.