Implementação de um sistema de despoeiramento para otimização da produção e minimização de impacto ambiental

Autores

  • Edvaldo José Santos
  • João da Rocha Medrado Neto
  • Marlon Antonio Ferreira Borges
  • Ronaldo de Oliveira Santos
  • Welbert dos Santos Araújo

Resumo

Atender aos anseios das comunidades vizinhas, criar políticas de desenvolvimento sustentável e minimizar impactos ambientais, mediante o controle da emissão de poluentes e a diminuição da produção de resíduos, são ações que as organizações que operam em segmentos com alta emissão de particulados na atmosfera precisam adotar. Motivadas por tal necessidade de ação, as organizações investem na implantação de sistemas capazes de assegurar eficiência na diminuição da poluição ambiental e em seu controle. No segmento de produção da rocha fosfática não é diferente. Em todo processo da cadeia produtiva gera-se grande quantidade de material particulado resultante dos procedimentos de beneficiamento da rocha e da diminuição das suas dimensões, condição necessária para a comercialização. Neste contexto, revela-se imprescindível à utilização de um sistema filtrante capaz de minimizar os impactos causados pelo exercício de cadeias produtivas que agridem de forma significativa o meio ambiente e a sociedade. Diversos tipos de equipamentos capazes de absorver particulados em suspensão encontram-se disponíveis hoje no mercado. Dentre os equipamentos disponíveis o que apresenta maior eficiência no exercício de sua atividade para absorver o particulado em questão é o filtro de mangas, que nos dias atuais se faz presente na maioria das indústrias. Para a realização deste estudo, pretende-se investigar e demonstrar a eficiência e os ganhos proporcionados pela utilização do filtro de mangas como principal componente do sistema de despoeiramento em carregamento viário de rocha fosfática. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo apoiada em uma empresa situada no estado de Goiás, que produz quatro tipos de concentrados, produtos resultantes do processo de beneficiamento de rocha fosfática, a saber: concentrado fosfático, concentrado fosfático ultrafino, farelado e granulado de baixa concentração. Para o estudo, foram utilizados equipamentos para testes e análises do material particulado. Dentre os equipamentos, destacam-se a sonda triboelétrica e o aparelho denominado kimo, responsáveis pela medição das propriedades do material em questão. Para permitir a implantação de um novo sistema de despoeiramento, foi necessário medir parâmetros como: temperatura do sistema, velocidade interna dos dutos e vazão real de operação. Para à implantação do novo sistema de despoeiramento, a primeira ação tomada consistiu na retirada dos equipamentos que realizavam o carregamento do veículo, pois eles já se encontravam em estado crítico, exigindo manutenções excessivas, o que comprometia o carregamento e o meio ambiente. Todo o sistema de carregamento foi substituído por arrastadores de correntes denominados redlers. Juntamente com este equipamento, foram alocados quatro alimentadores verticais, conhecidos como “trombas telescópicas”. Esses alimentadores realizam os carregamentos em pontos fixos, porém seu movimento de carregamento é realizado na vertical. Esse modelo de equipamento reduz e aumenta seu comprimento de acordo com o nível de rocha alocado ao veículo. A segunda ação, a qual exigia maior conhecimento por parte dos envolvidos, consistiu no despoeiramento da balança, pelo qual o carregamento rodoviário era controlado. Não havia uma contenção de particulados, o que gerava a sua suspensão e a dispersão no meio. A saída encontrada para a contenção de todo esse material foi criar o projeto de uma cabine para a balança, enclausurando todos os espaços por onde havia a dispersão do produto. Com a implantação da cabine, o material que antes se encontrava em dispersão por todo o setor de carregamento rodoviário passou a ficar concentrado apenas no setor da balança, deixando de comprometer as demais áreas e seus usuários. Situações como as encontradas neste estudo, com o decorrer dos anos e com as rigorosas fiscalizações, desencadeiam a necessidade de se promover maior controle do carregamento em prol da necessidade de reduzir os índices de poluentes. Isso, não só para conter os agentes nocivos à integridade física da sociedade e do meio ambiente, como também para garantir a manutenção dos certificados e para cumprir os índices aceitáveis pelos órgãos fiscalizadores de controle ambiental. Diante dos estudos apresentados, pode-se concluir que é necessário implantar um sistema filtrante eficiente capaz de melhorar substancialmente a qualidade de vida de toda a sociedade, além das melhorias referentes aos ganhos econômicos da cadeia produtiva em estudo.

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Santos, E. J., Medrado Neto, J. da R., Borges, M. A. F., Santos, R. de O., & Araújo, W. dos S. (2010). Implementação de um sistema de despoeiramento para otimização da produção e minimização de impacto ambiental. PARAMÉTRICA, 1(2). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/parametrica/article/view/178