Qualidade de processos na prestação de serviços

o caso de uma empresa especializada em segurança patrimonial e do trabalho

Autores

  • Bruno Carlos Costa Alves
  • Sandrey Mares Ferreira
  • Walter João da Slva Júnior
  • Humberto da Silva Pedrosa
  • Wilson José Vieira da Costa

Palavras-chave:

qualidade, planejamento estratégico, controle, melhoria, prestação de serviços

Resumo

Devido às intensas e contínuas mudanças no cenário corporativo, as empresas são cada vez mais exigidas em suas estratégias de mercado para se manterem competitivas. Este estudo tem como objetivo avaliar os processos de uma empresa prestadora de serviços em segurança patrimonial, localizada em Belo Horizonte, e atuante no ramo de manutenção e montagem de sistema de combate a incêndio. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, levando em consideração a Trilogia Juran, que tem como fundamento o planejamento, controle e melhoria dos processos de uma empresa. Todo o estudo foi realizado através de avaliação de indicadores de desempenho que foram julgados como sendo de maior interesse da empresa objeto de estudo, para mensuração de sua performance e crescimento. Os resultados permitiram concluir que o planejamento, controle e melhoria da qualidade dos processos de uma empresa prestadora de serviços devem estar alinhados com os objetivos do seu planejamento estratégico e contar com o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da empresa.

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Alves, B. C. C., Ferreira, S. M., Slva Júnior, W. J. da, Pedrosa, H. da S., & Costa, W. J. V. da. (2010). Qualidade de processos na prestação de serviços: o caso de uma empresa especializada em segurança patrimonial e do trabalho. PARAMÉTRICA, 1(2). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/parametrica/article/view/172