Manutenção centrada em confiabilidade

o caso de um subsistema crítico da frota de vagões ferroviários de uma indústria cimenteira

Autores

  • Carlos Alberto Ferreira
  • Luciana Paula Reis

Palavras-chave:

manutenção, melhorias, processos

Resumo

O transporte via modal ferroviário é responsável por 24% do escoamento da produção brasileira. A indústria cimenteira tem optado por este tipo de transporte devido ao baixo custo de operação, possuindo sua própria frota de vagões ferroviários (VF), o que a faz incorrer na instalação de oficina própria, para manutenção corretiva, preventiva e serviços básicos. Considerado um dos processos básicos na gestão industrial, a manutenção tem sido muitas vezes, realizada de forma desestruturada, contribuindo para um baixo padrão de qualidade e gerando gastos desnecessários para empresa, provocando ainda a indisponibilidade dos equipamentos. O presente estudo visa analisar o processo de manutenção de uma frota de VF de uma indústria cimenteira, com base nos princípios da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC). Utilizando-se de pesquisa exploratória e tendo como direcionamento o método Estudo de Caso, identifica o subsistema crítico dos equipamentos e propõe melhorias no processo de manutenção. A coleta de dados foi realizada em reuniões presenciais e observações diretas na área de manutenção (oficina), bem como utilizando os registros de falhas ocorridas na frota no ano de 2008. Resultados parciais apontam a deficiência no plano de manutenção preventiva, a necessidade de padronização de documentos e informações e a oportunidade de explicitar o conhecimento tácito dos profissionais do setor de manutenção de VF.

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Ferreira, C. A., & Reis, L. P. (2010). Manutenção centrada em confiabilidade: o caso de um subsistema crítico da frota de vagões ferroviários de uma indústria cimenteira. PARAMÉTRICA, 1(2). Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/parametrica/article/view/164