Indicadores de desempenho na prestação de serviços de manutenção industrial eletromecânica
Palavras-chave:
manutenção, avaliação de desempenho, gestão de projetosResumo
Existe uma busca constante por melhores práticas no gerenciamento das obras que envolvem manutenções e montagens industriais, mas devido à diversidade desta área muitas empresas se voltam apenas para as questões técnicas, para a execução dos serviços dentro dos prazos estabelecidos contratualmente e para o faturamento. O planejamento e acompanhamento físico, seja através de cronogramas, plano de trabalho e metas, é um assunto que tem se tornado de extrema importância dentro das organizações maiores, o que acaba forçando as pequenas empresas a se adaptarem a essa metodologia, mais para atendimento das exigências contratuais do que por reconhecerem nessa ferramenta um mecanismo de auxílio dentro do seu processo. A permanência de uma empresa de prestação de serviços, no mercado está condicionada à sua capacidade de adaptação às mudanças, na busca pela melhoria contínua e geração de valor para o seu cliente. Através da implementação de uma metodologia que possa medir e avaliar o desempenho de seus serviços, a empresa adquire condições de implementar planos de melhorias que proporcionem o aumento de sua eficiência garantindo gerenciamento focado em resultados permitindo o seu crescimento e garantindo sua competitividade de maneira metodológica. Este trabalho propõe uma análise dos indicadores de desempenho de uma empresa prestadora de serviços de manutenção industrial eletromecânica, que podem influenciar na qualidade dos serviços e na satisfação do cliente, e através do gerenciamento destes indicadores estabelecerem um diferencial de competitividade para a empresa.