A influência da qualidade e dos custos de mudança na lealdade

um estudo em uma empresa mineira de serviços

Autores

  • Márcia Beatriz Ferreira Amaral
  • Maximiliano Francisco de Oliveira

Palavras-chave:

serviços, qualidade, lealdade, custos de mudança

Resumo

A concorrência hoje está muito acirrada. As empresas precisam se munir de ferramentas para reter o cliente de forma a alcançar vantagem competitiva. O setor de serviços, em pleno crescimento, se torna um campo propício para tal investigação. Conhecer melhor os clientes, suas escolhas, necessidades e desejos é fundamental para se viabilizar um relacionamento contínuo e duradouro com os mesmos. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é avaliar um modelo que apresenta a qualidade e os custos de mudança como antecedentes da lealdade. Para tanto foi realizado uma pesquisa conclusiva descritiva utilizando-se questionários que foram aplicados em clientes de uma empresa prestadora de serviços de freios, de Contagem/MG. A amostra foi composta de 63 empresas, representando 42% do universo. Com o intuito de avaliar as hipóteses de pesquisa empregou-se o modelo de regressão múltipla. Com a análise foi possível concluir que somente a qualidade foi significativa para prever a lealdade, sob o aspecto da confiabilidade e da empatia. Com relação aos custos de mudança não foram identificados relação com a lealdade neste estudo.

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Publicado

17.07.2015

Como Citar

Amaral, M. B. F., & Oliveira, M. F. de. (2015). A influência da qualidade e dos custos de mudança na lealdade: um estudo em uma empresa mineira de serviços. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 5(1), 9–22. Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/93