A gestão de pessoas como estratégia organizacional

Autores

  • Mariana Pessoa Mascarenhas
  • Natália Luize Pereira da Conceição
  • Patrícia da Cunha Oliveira Faria
  • Raquel Aparecida Silva Resende
  • Roberta Ferreira Rodrigues

Palavras-chave:

gestão de pessoas, estratégia organizacional, mudança

Resumo

Observa-se que atualmente há uma discussão sobre a necessidade de mudança do papel das pessoas nas organizações, especialmente por parte dos profissionais de gestão de pessoas. Na ‘moderna gestão de pessoas’ os indivíduos não são mais vistos como mero ‘recurso’ ou ‘patrimônio’ da organização, mas como ‘parceiro’ ou ‘colaborador’ no alcance dos resultados organizacionais. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, sendo predominantemente qualitativa. Os novos contextos das organizações permitem demonstrar que os profissionais de recursos humanos percebem a sua área como de relevância estratégica para todo o funcionamento organizacional, à medida que trata das questões dos clientes internos e consumidores. Porém, também revelaram que esse papel estratégico ainda é pouco reconhecido pelos gestores das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

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Publicado

20.07.2012

Como Citar

Mascarenhas, M. P., Conceição, N. L. P. da ., Faria, P. da C. O. ., Resende, R. A. S., & Rodrigues, R. F. . (2012). A gestão de pessoas como estratégia organizacional. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 3(1), 21–29. Recuperado de https://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/27

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