Ser ou não ser criativo, eis a questão

estímulos e barreiras à criatividade organizacional

Autores

  • Graziela Oliveira da Costa UFPI
  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro

Palavras-chave:

Criatividade; Criatividade Organizacional; Estímulos; Barreiras.

Resumo

Considerando a necessidade de as organizações perceberem as dificuldades e fomentarem a criatividade dos seus colaboradores, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os fatores que influenciam os estímulos e as barreiras à criatividade organizacional. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com 49 trabalhadores. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática de Bardin (2016). Os principais resultados encontrados evidenciam que a criatividade é um elemento indispensável nas organizações modernas, apesar de ainda existir um tabu relacionado aos seus estímulos e barreiras. Notou-se que os gestores têm dificuldades de implantar medidas que incentivem e eliminem as barreiras à criatividade organizacional. O desenvolvimento da criatividade proporciona um grande diferencial competitivo, independente da área de atuação, podendo esse estudo servir como subsídio para governos, organizações e sociedade na sua implementação.

Downloads

Publicado

20.12.2023

Como Citar

Costa, G. O. da, & Pinheiro, L. V. de S. (2023). Ser ou não ser criativo, eis a questão: estímulos e barreiras à criatividade organizacional. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 13(2). Recuperado de http://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/430