Marketing no Setor Imobiliário

considerações dos gestores acerca das diferentes formas de prestação de serviço

Autores

Palavras-chave:

marketing no setor imobiliário; agência de marketing terceirizada; profissional interno de marketing.

Resumo

Em razão das diversas possibilidades e combinações de perfis dos profissionais de marketing que podem atuar no setor imobiliário, este estudo procurou compreender, na visão de gestores de imobiliárias, os pontos favoráveis e desfavoráveis envolvidos ao terceirizar ou assumir a gestão do marketing digital no atendimento a clientes, com vistas a identificar qual a melhor opção a ser adotada: um profissional de marketing interno ou uma agência de marketing terceirizada. Para desenvolver esta pesquisa, foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas a 15 gerentes imobiliários de Juiz de Fora, além de duas entrevistas semiestruturadas. Esses dados foram enriquecidos com relatos pessoais de um dos autores, que trabalhou por quase oito anos prestando serviços de marketing ao setor imobiliário. Os resultados mostraram que, nessas empresas, o investimento em marketing é visto como caro, independentemente do profissional que presta esse serviço. Também foi detectado que a maioria das imobiliárias trabalha com agências de marketing terceirizadas, pela sua relação custo-benefício, apesar de acharem que um profissional interno é mais eficaz para seus propósitos. A análise dos dados também sugere que a combinação dessas duas opções – profissional interno e agência terceirizada – poderia ser um excelente formato, pois o profissional interno poderia coordenar as demandas internas, considerando a realidade da empresa, enquanto a agência terceirizada poderia contribuir com diferentes profissionais e diferentes especialidades de marketing, pagando um valor único, permitindo que a imobiliária conte com uma equipe multifuncional de marketing.

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Publicado

20.12.2023

Como Citar

Silva, P. de C., Albino, A. A., & Caldeira, T. A. (2023). Marketing no Setor Imobiliário: considerações dos gestores acerca das diferentes formas de prestação de serviço. LIBERTAS: Revista De Ciênciais Sociais Aplicadas, 13(2). Recuperado de http://periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/416